sexta-feira, 30 de março de 2012

A VERDADEIRA FACE DE JESUS



Alvo de diferentes interpretações ao longo dos tempos, as características físicas de Jesus podem ter ganhado proporções mais próximas da realidade graças a um projeto usando tecnologia em 3D, realizado pelo Studio Macbeth em 2010. O resultado pode ser visto neste vídeo que editei.

Liderado pelo artista de computação gráfica Ray Downing, o projeto recriou a imagem de Jesus baseado no Sudário (lençol que muitos acreditam ter recoberto o corpo de Jesus após a crucificação) embora o artista reconheça que sua autenticidade é contestada no mundo científico. Para obter uma visão tridimensional de seu rosto, os especialistas empregaram a mais avançada tecnologia 3D e recursos da computação gráfica.

Foi enorme o desafio enfrentado pela equipe, que teve como material de apoio apenas um leve contorno do rosto de Jesus deixado no Sudário, prejudicado pela presença de sangue, terra, manchas de água, buracos e queimaduras. Mesmo com danos em seu material, o manto foi crucial para o projeto por conter elementos em três dimensões. Com isso, revelou características jamais vistas em pinturas ou obras de arte.

Apesar de não ser a primeira vez que a equipe do Studio Macbeth dá vida a um ícone da história - em 2009, eles recriaram a face do ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln em razão do bicentenário de seu nascimento, o projeto sobre Jesus se diferencia pelo trabalho em conjunto da ciência e da religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário