sexta-feira, 30 de março de 2012

A PRÁTICA DO AMOR A JESUS CRISTO



Diz São Boaventura: " Se quereis progredir no amor de Deus, meditai todos os dias a Paixão do Senhor. Nada contribui tanto para a santidade das pessoas como a Paixão de Cristo. E dizia já Santo Agostinho: " Vale mais uma lágrima derramada ao lembrar da Paixão, do que o jejum a pão e água em cada semana". É por isso que os santos se ocuparam tanto em meditar as dores de Cristo.

São Francisco de Assis tornou-se um grande santo com esse meio. Um dia, foi encontrado chorando e gritando em alta voz. Perguntaram-lhe o porquê:

- Choro as dores e as humilhações do meu Senhor. O que mais me faz chorar é que os homens, por quem ele sofreu tanto, vivem esquecidos dele". Dizendo isso, soluçava mais ainda ao ponto de também cair em prantos a pessoa que o interrogava. Quando ouvia o balido de um cordeiro, ou de outra coisa que lhe lembrava Jesus Sofredor, vinham-lhe as lágrimas. Estando doente, alguém o aconselhou a ler um livro piedoso. Ele respondeu: Meu livro é Jesus Crucificado" Por isso é que exortava seus confrades a pensar sempre na paixão de Jesus Cristo. Quem não se enamora de Deus, vendo Cristo morto na cruz, não se abrasará jamais

extraído do livro "A Prática do Amor a Jesus Cristo" de Santo Afonso de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário