sábado, 3 de março de 2012

POR QUE DEVEMOS JEJUAR?

Santo Agostinho (354-430) recorda que comida, bebida e sexo são realidades que alimentam a vida humana e possibilitam tanto a sobrevivência do individuo (comida e bebida) como a sobrevivência da espécie humana como um todo (sexo). Mas veja que estranho: são exatamente estas forças de vida que podem gerar a desordem que nos leva à morte.

Primeiramente temos que entender que Deus criou o homem para ser feliz e um dos requisitos da felicidade humana consiste em amar a si próprio. Porem não é pecado nenhum em ter amor a si mesmo, pois Deus criou este forma de amor e colocou na natureza sadia do homem.

A consequência é lógica: se amamos a Deus de todo o nosso coração, estaremos de modo indireto, amando a si mesmo, visto que é impossível uma pessoa amar a si mesmo e odiar a fonte desse amor.
Mas com a entrada do pecado original este amor ficou distorcido, doente. A humanidade esqueceu a fonte deste amor que é Deus e na loucura de quem se revolta começou a amar de maneira irracional o seu corpo. Um amor de Si contra Si.

A filáucia(amor próprio), mãe de todas as doenças espirituais, uma vez concebida gera filho que são conhecidos como pecados capitais entre eles a gula,.que muitas vezes nem encaramos como pecado e por isso nem confessamos isso ao sacerdote.

Em sintonia com a quaresma, a Igreja nos exorta as praticas quaresmais que são remédio para a nossa vida. Para a cura da avareza: a esmola; para a cura de nossa vanglória (falsa glória):a oração e para a cura da gula: o jejum.

O pecado da gula gera também seus próprios filhos: espirito de fornicação, depois dele vem a dureza do coração e em terceiro lugar a preguiça, em seguida a chacota, auto-suficiência desobediência entre tantos.

Respondendo a pergunta acima: por que devo jejuar? Primeiro foi um pedido de nosso Senhor Jesus, segundo é um mandamento da Igreja, terceiro foi um pedido de Nossa Senhora para os videntes de Mendigore.

O jejum não é apenas um privilégio dos cristãos, a maioria das religiões praticam o jejum duas vezes por semana. O didaqué, o catecismo dos apóstolos da Igreja Primitiva, orienta aos seu fiéis que não jejuem como os pagãos no 2º dia e 5º dia mas que jejuemos na quarta-feira e sexta-feira.

O vício da gula e da luxuria se dá na carne então é na carne que se deve travar a luta e o jejum ajudará a quebrar os grilhões.

O jejum acompanhado de oração tem poder para se libertar, se purificar, derrotar satanás, se proteger, suspender as leis da natureza,se preparar para uma missão e realizar o plano de Deus em sua vida.

Porque jejuamos a pão e agua? O pão representa a eucaristia e fazemos o jejum na quarta em preparação da eucaristia que vamos receber quinta-feira e na sexta-feira jejuamos a pão e água para saborear o pão que recebemos imerso no mistério amor a Jesus. Enfim o jejum da quarta-feira e sexta-feira é um tríduo do amor a Jesus Eucarístico.

Irmãos vamos nesta quaresmas nos esforçarmos de fazer o jejum proposto pela Igreja e testemunhar ao mundo o amor pela Eucaristia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário