segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

GUERRA ESPIRITUAL I: PREPARANDO-SE PARA A GUERRA

Quando ouvimos falar em guerra espiritual qual a imagem que temos? Provavelmente imaginamos de um lado anjos decaídos de cor negra ou em brasa escandecente e do outro lado anjos comandados por Miguel. Em um certo momento escutamos o bater dos sabres de luzes como num filme hollywoodiano. Miguel vitorioso expulsa Lúcifer e os seus anjos do Paraíso.

A guerra espiritual não é nada disso. A guerra espiritual é guerra de palavras. Começou no céu quando Lúcifer convenceu um terço dos anjos para dizerem que não serviriam mais a Deus; Miguel com os dois terços dos anjos proclamaram: “quem como Deus”. A verdade foi mais forte que a mentira e a soberba de Lúcifer e de seus anjos. Não suportando mais a verdade foram expulso do Céu vindo para a Terra tentar a humanidade começando por Eva.

A guerra não acontece mais no céu e sim em cada um de nós e o campo de batalha são os nossos sentimentos, pensamentos, atos e lembranças e nós somos o objeto desta conquista tanto por parte dos anjos de Deus como do seu inimigo. Nós não podemos nos escusar. Estamos todos envolvidos. Nesta guerra temos que tomar uma decisão. Qual lado iremos ficar? Dos vencedores ou dos perdedores? Deus exige dos seus soldados constância, o inimigo é imediatista, ele é o de agora. Aparentemente parece que ele esta vencendo mas no final ele é um perdedor.

A estratégia do inimigo é sempre a mesma: nos tentar por meio de nossas faculdades inferiores: imaginação, lembranças, sentimentos. Cedido a tentação a nossa inteligência fica obscurecida e a nossa vontade enfraquecida. Cabe a mim e a você não conversar com a tentação como fez os nossos primeiros pais e ao menor sinal da ação dos espíritos infernais devemos manda-los para bem longe dos nossos pensamentos.

Nesta guerra não podemos ir desarmado. E uma das armas para nos mantermos em sentinela é a oração constante. A oração sem cessar nos deixa em estado de sentinela e pronto para defender o bem mais precioso: a nossa alma.

A outra arma poderosa é a palavra de Deus. Como a guerra espiritual é uma guerra de palavras nada melhor que povoar a nossa cabeça com a palavra de Deus. Por isso devemos lê-la e medita-la todos os dias.

Existem 3 tipo de palavras: a negativa, a positiva e a bótima. A negativa quando o inimigo coloca palavras em nós que são mentiras e acabamos concordando com ele, até verbalizando o que ele quer. Como escravo nos tornamos marionetes nas mãos do inimigo. A palavra positiva quando procuramos nos auto-afirmar dizendo que conseguiremos sair dessa situação, que amanhã será melhor que hoje e coisas desse tipo. A palavra bótima é mais do que bom e melhor que ótima, quando nos deixamos conduzir pela palavra de Deus, desconfiamos de nós mesmos e colocamos a nossa confiança na Palavra de Deus. Quando concordamos com aquilo que Deus pensa de nós.

O terço diário, jejum semanal, a confissão mensal também são as outras armas poderosas que cabe ao soldado de Deus do seu uso.

Estes são os 5 passos para ser vencedor na guerra espiritual. Indico este livro para todos que querem se aprofundar no conteúdo proposto. Está a venda numa boa livraria católica

“A força de Deus é a constância, o sempre. A força do inimigo é o agora e a rapidez. Ele pode ter um efeito rápido, mas também só ganha agora. Ele não vence para sempre. O sempre dele é a derrota.

A vida e Deus requerem o sempre: Deus quer que cheguemos a permanecer nEle.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário