quinta-feira, 22 de agosto de 2013

QUARESMA DE SÃO MIGUEL

Estamos entrando no período da Quaresma de São Miguel. São Francisco de Assis é quem ajudou a divulgar essa devoção. Foi na quaresma de São Miguel que ele recebeu as estigmas de Cristo e se tornou para o mundo o evangelho vivo de Cristo em seu corpo.

Como todos sabem São Miguel foi o anjo conforme apocalipse 12 expulsou lúcifer do céu. Ele foi decisivo para que outros anjos tomassem partido a Deus. Lucifer revoltado abusou da sua liberdade e intencionou a subir ao trono de Deus e seduziu a maioria dos anjos a gritar o mesmo anúncio: não servirei. Não servirei a Deus humanado e não servirei a Mulher. Deus traiu a nossa amizade. Trilhões de anjos ficaram impactados com a afirmação de Lucifer. Porém Miguel com voz tímida mas forte disse: Quem como Deus. Quem somos nós para julgar Deus. Motivado por São Miguel a maioria dos anjos juntou a voz de São Miguel e começou a guerra no céu.

Interessante saber que Miguel não era um dos maiores anjos do céu. Ele era de ordem inferior fazendo parte do 8º coro dos anjos ficando apenas acima dos anjos da guarda. Diríamos em uma linguagem militar que ele seria o cabo. Acima dele havia os Tronos, dominações, Serafins... Mas o que levou esse anjo de ordem inferior a liderar os outros se ele não era o maior dos anjos? Era o seu amor a Deus. O amor a Deus era maior que todos os anjos e esse amor iluminou os outros anjos a se decidirem por amar a Deus.

Isto nos leva a refletir. Será que o meu amor a Deus tem iluminados outras pessoas também a se decidirem por Deus. Sera que a minha decisão por Deus tem levados as outras pessoas a se questionarem sobre as sua vidas?

São Francisco de Assis não mudou o mundo por meio de tentativas de mudar o mundo. Ele mudou o mundo a partir de uma mudança radical ao Nosso Senhor Jesus Cristo. O amor que tinha por Jesus levou os outros a também a mudança radical em suas vidas. O que impressionou o mundo em Madre Teresa de Calcuta não foi o trabalho que fazia, mas sim a sua santidade. O mundo não tem medo das pessoas que trabalham para Deus. O mundo tem medo de pessoas que são de Deus. Das pessoas que oram, jejuam, rezam o terço, passam momento diante do Sacrario e que confessam os seus pecados ao sacerdote. Essas pessoas tem o poder de tocar no coração das pessoas e isso muda o mundo. Esse poder Deus quer dar a todos que com humildade pedirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário