sexta-feira, 21 de junho de 2013

PRÁTICAS ESPIRITUAIS (1): ORAÇÃO PESSOAL


Como todos já sabem existe no estado do Paraná o projeto Amigos de Deus que se espalhou em todo Brasil. Trata-se das praticas espirituais. Na nossa diocese a pedido do coordenador diocesano os grupo de oração estão trabalhando nessas temáticas em sua reuniões de oração. Inspirado por Deus resolvi colocar em nosso blog cada uma das praticas espirituais com o intuito de ajudar o irmão a viver as práticas espiritualidade. A idéia que proponho é de relizarmos um estudo sobre cada uma delas no formato de um fórum. Como funcionará. O seguidor do blog estudará cada tema e depois responderá a algumas perguntas clicando no botão comentários onde deixara registrado para que todos possam ler o que comentou, o formando alem de registrar o seu comentário devera escolher um outro comentário e dar sua opinião daquilo que foi postado. Com isso eu acredito que terei contribuído de certa forma para que todos tenham acesso/conhecimento sobre o que são as praticas espirituais.

ORACAO PESSOAL


No mês de junho a primeira prática espiritual que começamos a estudar é a oração pessoal. Fico a pensar por que começamos por ela? Poderíamos ter começado pela missa, ou terço, ou jejum, mas porque pela oração pessoal? É que a oração esta imbutida em todas as praticas espirituais. Não dá para participar da missa sem estar em oração, ou jejuar sem orar. Você já viu alguém rezar o terço sem rezar?  E por ai vai. A certeza que Deus me dá é que se não levarmos a sério a oração pessoal não conseguiremos fazer bem as outras práticas espirituais. Façamos bem a nossa oração pessoal, e com sucesso conseguiremos realizar as outras práticas espirituais.

Se você me permite gostaria de fazer-lhes algumas perguntas: por que você reza? E o que é oração? A resposta que dermos perceberemos se a nossa oração é perfeita ou nao. Por exemplo: se dizermos que rezamos para alcançarmos a paz interior e quando a alcançamos nós não precisamos rezar mais pois conseguimos o nosso objetivo. Se rezo pela conversão dos meus quando estes se convertem já não sou mais obrigado a rezar pois a minha oração já foi atendida. Esse tipo de oração é impefeita e quase não tem progresso algum.

Respondendo a segunda pergunta o que é oração. Podemos dizer que oração é conversar com Deus. Mas sera que é isso mesmo? Vamos avançar em nossa linha de pensamento. Num ponto de ônibus posso entrar em dialogo com uma pessoa em assuntos até calorosos. No final da conversa ela vai embora e às vezes eu nem perguntei o seu nome. Este tipo de dialogo não se tornou frutuoso por que não entrei em sua intimidade.

Em uma missa vi um padre dar uma definição de oração que nunca mais esqueci. ORAR É AMAR E SER AMADO SÓ QUEM ORA AMA E SÓ QUEM AMA ORA, E A MEDIDA DESSE AMOR É O TEMPO QUE EMPREENDEMOS NA ORAÇÃO.

Esta é a definição mais perfeita de oração. Eu oro porque amo a Deus.  Este é o motivo que deve me levar a orar.  Oração é o dialogo de duas pessoas que se amam. De fato é isso mesmo. Não existe nenhum relacionamento que persiste por muito tempo se lhe faltar o amor.


Santo Afonso de Ligorie nos deixou algumas máximas sobre oração onde quero destacar algumas que me chamam a atenção.

Quem reza se salva e quem não reza se perde.
Quanto mais se reza mais vontade se tem de rezar e quanto menos rezar menos vontade se tem de rezar.

Irmãos, neste pensamento quero deixar sublinhado que devemos separar aquilo que é importante do que é necessário. E importante o estudo? Sim, claro que é, como é importante o trabalho, o lazer, entre outras coisas. Devemos fazer tudo isso pois elas são importantes, mas mesmo sendo importantes não serão elas que me levarão para o céu será a nossa oração pessoal, aquela que realizamos todos os dias com local, hora e tempo definidos.

Uma vez o Papa (não lembro o nome) escreveu uma carta para o Santo Antão dizendo que as atividades pastorais estão roubando o tempo de oração. O Santo escreveu a vossa Santidade. Vossa Santidade por mais nobre que seja a nossa atividade maldita sejam ela se estiver roubando o tempo de Deus.

Este deve ser o recado para cada um de nos. Por mais importante que seja as nossas atividades, malditas sejam elas se estiverem roubando o tempo de Deus, pois nada deve nos afastar de nossa oração pessoal.

Quanto mais rezamos mais vontade sentimos de rezar. Quem tem a pratica da oração pessoal, não vê a hora de chegar a reunião de oração para estar juntos com os irmãos para rezar e partilhar a sua experiência de Deus. O orante tem um grande amor pelo grupo de oração. Porem quem não adotou a disciplina da oração pessoal o grupo de oração se torna um peso e sempre inventa desculpas para não ir no grupo de oração ou quando vai não se entrega.


Irmãos, sejamos fieis a nossa oração pessoal pois quem não e fiel a oração pessoal nunca sera fiel a oração comunitária. A oração pessoal sustenta a oração comunitária. Se você olhar para realidade do seu grupo de oração notara que muitos não consegue perseverar no grupo de oração, muitos não conseguem perseverar ate mesmo no seu ministério, porque muitos não conseguem perseverar na oração pessoal. Não conseguem ter vida disciplinada porque não são disciplinados na oração pessoal.


Como fazer a oração pessoal? Primeiro escolha o local e horário que você tem certeza que não será incomodado e que poderá ter um momento forte de oração. Define o tempo que ficará e seja fiel aquilo que estabeleceu com o Senhor. Quando você reza com quem você conversa? Com Deus Pai, ou com Deus Filho ou com Deus Espírito Santo? Se formos sincero veremos que o Espírito Santo e a pessoa da Santíssima Trindade com quem menos conversamos.

A oração pessoal não pode ser baseado em fórmulas e ela não devem faltar momento de perdão, louvor, intercessão e muita oração em línguas pois ela edifica quem reza. Quando oramos em línguas e o próprio Espírito Santo quem intercede por nos com gemidos inefáveis. Ele sabe o que de fato precisamos. Quem não reza em línguas na sua oração pessoal não tem o direito de orar em línguas quando esta reunido em comunidade. Não esqueça de fazer grandes momentos para a escuta profética e de clamar para si o Batismo no Espírito Santo. Desta forma em sintonia com Deus notaremos um grande crescimento em nossa vida espiritual.

  • 0 – 0 –
ATIVIDADES

1) Convido você a ler novamente o texto acima e orar naquilo que mais lhe chamou atenção
2) Escreva uma carta para Jesus combinando o local, horário e tempo de sua oração. Guarde na sua bíblia para que você possa mais tarde acompanhar a sua fidelidade.
3) Participe do fórum respondendo as perguntas:
O que Deus falou para mim?
O que Deus falou de mim?
4) Veja o que os outros formandos postaram e faça novamente um novo comentário daquela postagem que mais lhe chamou a sua atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário