quarta-feira, 1 de maio de 2013

COMO FAZER O GRUPO DE ORAÇÃO CRESCER

Às vezes paro para me perguntar porque os grupos de oração tem tanta dificuldade para crescer. Eu ouço de muitos servos as mesmas queixas. Acredito que não é a vontade Deus que os grupos fiquem pequenos. Infelizmente preferimos nos acomodar e achar que Deus quis assim e não buscar na oração a resposta de nossas inquietações.

Se voce chegou aqui na sua leitura acredito que leu a postagem sobre Zelo Um Dom de Deus. Se não leu procure faze-lo agora pois ela é ante-sala para aquilo que quero partilhar nestas pequenas linhas.

Pois bem. A perguntar é: Como fazer o grupo de oração crescer?

1- Oração: quando falo de oração não estou simplesmente falando de oração pessoal pois isto já faz parte do compromisso do cristão. Estou falando de oração de intercessão, e quando falo de oração de intercessão não estou somente me referindo ao ministério de intercessão que rezam 1:30hs por semana pelas intenções do grupo de oração. Isto é pouco! Intercessão incluo a missa, adoração semanal, jejum, vigília, novenas, cerco de gerico... onde todos os servos devem estar intercedendo pelo grupo de oração. Criar uma Rede de Intercessão ininterrupta. Para isso é preciso que o coordenador seja criativo e motive os servos a intercederem pelo grupo de oração.

2- Unidade: Promover a unidade entre a equipe de serviço é necessário . Nós não podemos tratar os servos como número no grupo de oração e sim como pessoas. Precisamos saber o nomes delas, visita-las, socorrer os necessitados, amparar os abatidos, fazer vigílias e reunião de reabastecimento para servos, promover ágapes. Quando damos atenção a este assunto criamos em nós um sentido de pertence: eu pertenço ao grupo de oração e o grupo de oração me pertence. Surge um clima de amor em nossa reunião de oração de tal forma que o novato que chega ao nosso encontro é envolvido pelo Amor de Deus que se torna irresistível.

3- Divulgação: Depois de ter intercedido pelo grupo de oração e vivido a unidade entre os servos podemos divulgar o grupo de oração nas missas e usar de toda criatividade para promover as nossas reuniões de oração tais como facebook, blog, ligar para as pessoas que preencheram as fichas de cadastro e principalmente a atitude de cada servo de se comprometer de levar uma pessoa ao grupo de oração. Evangelizar no grupo de oração é como pescar no aquário. Ser carismático assim é fácil. Precisamos dar um passo a mais, evangelizar em nosso trabalho, na escola, em casa, nas ruas, usar a camiseta do grupo de oração nos encontros de massa como a missa. Se cada servo trouxer uma única pessoa no grupo de oração seremos ao termino do ano simplesmente o dobro. Precisamos apadrinhar os novatos! É um serviço em que o servo escolhe uma pessoa por um período de tempo que irá acompanha-lo com orações, visitas até que esse chega a um amadurecimento espiritual.


Se levarmos a sério a isso que acabamos de apresentar: zelo, oração, unidade e divulgação, acredito que em breve colheremos os frutos de nosso trabalho. Gostaria que você comentasse sobre aquilo que apresentei.

Um abraço fraterno

Marlon Cezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário