domingo, 3 de abril de 2016

PREPARANDO-SE PARA O PENTECOSTES

Eu tenho notado, e não é de hoje, quando chega as sete semanas de preparação para o Pentecostes em que os grupos de oração de nossa arquidiocese tem trabalhado semanalmente com os temas proposto pelo escritório da RCC, no final dos encontros  tenho percebido que temos colhido poucos frutos em nossa evangelização, pelo menos essa é a realidade do grupo de oração a qual eu frequento. Isto começou a me preocupar e a me questionar sobre tudo isso.  O que devemos fazer para que a mensagem chega clara aos ouvintes da Palavra?      

Comparo o ouvinte da Palavra como uma criança que recebe um presente. Cria-se na criança a expectativa do presente. Ela desembrulha o presente e quando o  vê  se decepciona.  Decepciona-se porque esperava mais do presenteador. Talvez pelo poder aquisitivo deste ou pela estima que o possui. Por fim o presente ficará guardado no fundo de uma gaveta qualquer.

Acredito que em nossa reuniões de oração tem acontecido o mesmo. O presente de Deus que é o Espirito Santo, infundado no sacramento do batismo, renovado pelo crisma e vivenciado pela efusão do Espírito Santo. Não tem sido o suficiente para dar um norte na vida do crente. Não por culpa de Deus mas por culpa nossa, pregadores da Palavra,  que não passamos com clareza e com convicção sobre quem é o Espirito Santo e os frutos que colhemos quando temos Deus por nosso amigo.

Infelizmente, até mesmo dentro do nosso movimento, RCC, o Espirito Santo é uma Pessoa desconhecida. É só olhar para nossa vida de oração. Quando rezamos com quem conversamos? Com Deus Pai, Deus Filho ou Deus Espírito Santo? Quando rezamos ao Espírito Santo nos apoioamos em fórmulas. Pergunto-lhes: conseguiremos manter por um bom tempo um relacionamento apoiado em fórmulas?

Não! Por que achamos que com Deus se dá assim?  Até o dia de Pentecontes vamos conhecer mais a Pessoa amorosa da Santíssima Trindade que é o Espírito Santo. Vamos nos relacionar mais com Ele. Ora se temos Deus como amigo nas horas difíceis, Ele nosso Amigo Verdadeiro emprestará o seu ombro amigo para nos confortar.

Convido você fazer a novena do Espírito Santo. Pode ser feito individualmente ou em grupos. Mas para cada dia escutar a palestra do Padre Paulo Ricardo no link abaixo. Medite sobre os estudos do Padre Paulo Ricardo e procure dentro de suas possibilidade procure se aprofundar no relacionamento com o Espírito Santo.

https://padrepauloricardo.org/blog/novena-de-pentecostes-primeiro-dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário