quarta-feira, 25 de junho de 2014

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?


Muito se tem falado sobre o Batismo no Espírito Santo. Infelizmente quando vamos rezar pelas pessoas poucas são beneficiadas por essa oração. Penso que falta falar dos benefícios que essa oração faz na vida do crente. Por que compramos certos produtos? Porque sentimos necessidade daquele produto em nossas vidas senão não os compraríamos. Se eu não compreender os benefícios da Efusão do Espírito Santo pouco proveito terei.

Antes de falarmos sobre o tema proposto é preciso sublinhar que o sacramento do batismo não é a mesma coisa que batismo no Espirito. O primeiro é um sacramento o outro é uma oração de fé. O primeiro acontece uma única vez o outro pode ser repetido quantas vezes quiser. Entende-se que uma vez sacramentado sacramentado está. Por isso só pode ser batizado uma só vez, ser casado uma única vez... o Batismo no Espírito Santo é o derramamento do mesmo Espírito em toda área de nossa vida: nas faculdades da alma, em nosso espírito, nos nossos relacionamentos. Somos impactados pelo poder de Deus do mesmo modo que Pedro e outros apóstolo foram no dia de Pentecostes.

Depois daquela experiência a vida de Pedro não foi mais a mesma. Deus fez de um homem medroso e inconstante um poderoso pregador e o primeiro papa da igreja. Depois do batismo no Espírito Santo nós não seremos mais as mesmas pessoas. Vi homens e mulheres que eram a escória do mundo, rejeitados por todos viviam a margem da vida porém depois da Efusão do Espírito Santo eles se tornaram irreconhecíveis: se tornaram os homens de oração, pessoas retas em sua conduta e uma vida a ser imitada.

Mas quais os benefícios do Batismo no Espírito Santo em nossa vida?

1º visão espiritual: no livro dos Atos dos Apóstolos 1, 4-5 os apóstolos perguntaram a Jesus se era naquela ora que o Senhor iria implantar o Reino de Deus, isso indica falta de visão espiritual por parte dos apóstolos. Só depois de Pentecostes que eles entenderam. Quando somos batizados no Espirito Santo é como se umas escamas caíssem dos nossos olhos e começamos enxergar as coisas de uma maneira diferente. Vemos com clareza o mundo espiritual: a grandeza de Deus, a fraqueza humana , a ação do inimigo de Deus, a luta espiritual e a carreira que eu devo conquistar que é a nossa santidade. Tudo fica claro.

2ª assistência do Espírito Santo: se você perceber nos Atos do Apóstolo depois da Efusão do Espírito Santo Deus assistia a sua Igreja. Percebemos do mesmo modo em nossa vida o Seu socorro, não que Deus nunca nos socorreu mas notamos de maneira clara e sensível depois do batismo no Espirito Santo a presença amiga de Deus nos auxiliando em nossas tribulações. Quando surge um problema não enfrentamos mais sozinho. O Espírito Santo vem em nossa ajuda e isso é maravilhoso.

3º sentido de pertence: depois que Pedro pregou para aquele povo eles não foram embora para a igreja judaica. Ficaram com Pedro e os apóstolos. Cresceu neles o sentido de pertence. Eles pertenciam aquela Igreja do mesmo modo que a Igreja os pertencia. Assim acontece com aqueles que verdadeiramente foram batizados no Espírito Santo. Brota no coração do crente um sentido de pertence e um amor a sua igreja. Gosto de ouvir quando alguém fala o meu grupo de oração, a minha igreja ,a minha comunidade pois nós só amamos aquilo que nos pertence e quem ama cuida .

4º realização de prodígios, milagres e curas: Depois do batismo no Espírito Santo, nós não só possuímos o Espirito Santo mas Ele acaba nos possuindo. Morremos em nós mesmo para que Deus possa viver por meio de nós. Quem vive assim se torna um profeta, um outro Cristo nesta terra a realizar o mesmo trabalho que Jesus fez. Jesus curava, realizava prodígios e milagres por meio do Espírito Santo. O mesmo Espírito que impulsionava Jesus também conduz os remanescentes da Igreja Primitiva a realizar a mesma obra.

5º santidade: é impossível depois de ser possuído pelo Espírito Santo produzir obras da carne. Depois da efusão do Espírito Santo brota no coração daquele que crê um desejo de viver a sua fé. O mundo não mais nos agrada e começamos buscar as coisas do Alto: oração pessoal, o terço, a lecto divina, o jejum, a confissão mensal, a adoração ao Santíssimo Sacramento e a vida comunitária, retiros, bons livros católicos, e de uma maneira natural pouco a pouco vão surgindo em nós os frutos do Espírito Santo.


Espero que você tenha se convencido da necessidade do Batismo no Espírito Santo. Mas para isso é preciso de duas coisas: querer do fundo do seu coração ser batizado no Espírito Santo e largar da vida antiga para receber essa graça, pois essa promessa é para todos, para você, para os seus e para aqueles que estão vivendo a vida por viver. Por que não aproveitar esse momento para pedir a Jesus que te batize no Espírito Santo? Dobre o seu joelho, ore a Jesus e se você abrir o seu coração Deus te fará um homem novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário