sábado, 8 de março de 2014

OS DONS CARISMÁTICOS

Muito se tem falado sobre os dons carismáticos. Deus tem me ensinado algumas coisas sobre esse tema e gostaria de partilhar com vocês aquilo que o Senhor me ensinou.
Todo o batizado possui o Espirito Santo e consequentemente os dons, pois os dons estão intimamente ligado com a 3ª pessoa da Santissima Trindade. Se possuímos o Espirito Santo e este possui os dons e os carismas então possuímos os dons. Para que possa exercer os carismas em nossa reunião de oração preciso preencher algumas condições: Aspirar o dom, conhece-lo e praticar.
Aspirar não é simplesmente querer é muito mais do que isso, é desejar com a alma. Como que é isso? Darei um exemplo para o leitor possa compreender melhor. Uma pessoa toma um café magrinho pela manhã e passa o horário do almoço. Este começa sentir fome, a fome é tanto que ele imagina que está numa churrascaria comendo uma alcatra ao ponto. Ele sente até o cheiro da carne e escuta até o barulho daquele refrigerante bem gelado para acompanhar aquele apetitoso churrasco. Então o moço sai do lugar onde esta e vai comprar a carne no açougue ou vai para uma churrascaria mais próxima. Aspirar ao dom é desejar do fundo da alma e imaginar ele próprio exercendo o carisma.
Mas não basta apenas desejar é preciso conhecer o dom: participar do Módulo Básico, comprar livros que fala sobre o assunto, ouvir palestras. Emfim, conhecer o que são os carisma e para que serve. E por último pratica-lo com ousadia e com destemor, isto é, sem medo de errar pois nós só aprendemos errando. Deus nunca vai condenar alguém porque errou tentando em acertar.
Como diz Paulo não vos falta dom algum principalmente se a pessoa passou pela experiência do batismo no Espirito Santo. Esta realidade espiritual acontece no piso inferior: palavras de profecia e ciências, dom de revelação, cura interior, física e libertação entre outros. Todos que participam de grupo de oração entendem o que estou falando porque fazem parte da nossa identidade. Somo RCC.
Porém Deus quer que subamos para o andar de cima. Este andar de cima se chama Cenáculo. E quem está lá? Maria Santíssima com os apóstolos, padre Jonas, Ironi Spuldaro, Marcio Mendes e tantos outros que ajudaram a Igreja e foram a diferença para muitas pessoas. E você vai me perguntar qual a diferença do piso inferior com o Cenáculo?
No piso inferior possuímos o Espirito Santo e consequentemente os dons. No andar de cima somos possuídos pelo Espírito e o dom se transforma em ministério. Fazemos a diferença na evangelização. Deus quer que eu e você subamos para o andar de cima e façamos a diferença na evangelização.
Na homilia Sermão da Sexagéssima o padre Antonio Vieira ensina aos pregadores que Deus no céu é amado e são quase obrigado a amá-lo enquanto na terra... Mas não é o mesmo Deus? É que no céu o conhecimento de Deus se chega pelos olhos e na terra o conhecimento de Deus se dá pelo ouvido. Padre Antonio Vieira ensina que devemos pregar aos olhos.
Existem dois tipos de grupo de oração: um com uso dos carismas e outro não. Qual o grupo de oração que vai mais pessoa? Claro que é o primeiro por simples razão que nos carismas o participante enxerga Deus.
Você percebeu a importância do uso dos dons de serviços na reunião de oração e o papel do servo na evangelização?

Deus quer mais de cada um de nós. Deus quer realizar milagre e prodígios em seu grupo de oração mas Ele não quer realiza-lo sem a tua ajuda. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário