terça-feira, 26 de novembro de 2013

ADVENTO - Tempo de espera, conversão e preparação

1. Qual o significado do termo advento?
O termo advento tem origem na língua latina, e significa tempo de espera, tempo que precede a chegada, tempo de acolhida

2. Quando começa e quando termina o Tempo do Advento?
Das primeiras vésperas do Domingo que cai no dia 30 de novembro ou no Domingo que lhe fica mais próximo, ou seja, começa no primeiro Domingo após o Tempo Comum e termina do dia 24 de dezembro, véspera da solenidade do Nata. Tem a Duração de aproximadamente quatro semanas.

3. O que celebramos no Tempo do Advento?
A espera da Segunda e gloriosa vinda de Cristo, e o aniversário do nascimento de Jesus. Por este duplo motivo, o Tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa.

4. Liturgicamente como é dividido o Tempo do Advento?
Em duas partes, sem que a unidade do Tempo seja prejudicada: (1) do primeiro Domingo do Advento até o dia 16 de dezembro, a liturgia exprime o aspecto escatológico do Advento, impelindo os ânimos à espera da Segunda vinda de Cristo; (2) os dias da semana entre 17 e 24 de dezembro ordenam-se mais diretamente à preparação do nascimento do Senhor. Pelas leituras da Misa, o quarto Domingo do Advento aparece como o Domingo dos Patriarcas do Antigo Testamento e da Bem-aventurada Virgem Maria, nas expectação (expectativa) do Natal do Senhor.

5. Do primeiro Domingo do Advento até o dia 16 de dezembro qual é o conteúdo das leituras bíblicas proclamadas nas celebrações?
As leituras bíblicas desse período falam da vinda definitiva e gloriosa de Cristo, e dos últimos acontecimentos que consumarão a humanidade. O universo, então, atingirá a sua plenitude em Cristo e serão destruídos o pecada e a morte.

6. Se os textos não pretendem assustar, que mensagens eles transmitem?
Mesmo quando falam em medo (cf. Lc 21,26), os textos têm como objetivo chamar a atenção para dois ensinamento fundamentais: 1. Só Deus é eterno; a humanidade e o universo têm uma origem e um fim, ambos em Deus; neste mundo somos seres peregrinos, em transição. 2. Sendo transitórios, devemos estar em permanente vigília, isto é, devemos estar atentos, acordados, prontos para prestar contas da administração a nós confiada por Deus

7. Qual o sentido da palavra Natal?
Celebramos o aniversário do nascimento de Jesus. Ele nasceu uma única vez, há mais de dois mil anos, mas nos recordamos e revivemos esse acontecimento extraordinário todos os anos, no dia 25 de dezembro.

8. Por que o Natal é uma festividade?
Porque é a celebração da encarnação do Filho de Deus, segunda pessoa da Santissima Trindade. Ele é o ponto central da revelação, em que Deus se mostra ao homem e à mulher como nunca havia feita até então. O filho assume a natureza humana, fazendo-se em tudo igual a nós, menos no pecado?

9. Como devemos celebrar o Natal?
Com fé, com esperança e com amor, celebrando com a comunidade e com a família! A oração, a reflexão e a confraternização nos dispõem à alegria pelo nascimento de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário