domingo, 3 de fevereiro de 2013

ENF 2013





O Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios (ENF) é marcado por momentos de profunda oração, formação geral e específica e escuta profética. Outro aspecto muito importante é a partilha: dos projetos e serviços em andamento no Movimento, das Moções Proféticas que direcionam os trabalhos do Movimento em todas as instâncias .

O ENF se consolida a cada ano entre os líderes da RCC e tem sido um dos eventos que mais fortalecem a unidade entre os membros do Movimento, pois é destinado a coordenadores estaduais, diocesanos, de ministérios, de Grupos de Oração, de equipes e núcleos de serviço. Para a coordenadora da Comissão Nacional de Formação, Rita de Cássia Luís de Sá, "O ENF é um encontro que tem um cunho informativo, formativo e um lugar da unidade. O Grupo de Oração que busca unir-se deve viver um ENF como ponto de partida, ele tem a capacidade de promover uma unidade de toda a RCC do Brasil. É lá onde tudo o que a Renovação Carismática do Brasil vai viver neste ano é partilhado com as lideranças”.

Neles os membros dos Ministérios, se reúnem para receber formação sobre questões específicas de cada serviço, além de vivenciarem momentos de partilha, vivência fraterna e oração.

Em 2013, a moção dada por Deus para a RCC é “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (I Jo 5,4b). A partir dela, o Movimento buscará vivenciar de forma intensa a proposta do Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI, como comemoração ao 50º aniversário do início do Concílio Vaticano II.
 
No ultimo dia do encontro foi marcado com a presença do  coordenador nacional do Ministério Jovem, Fernando Gomes, fez a pregação de encerramento do ENF 2013 nessa manhã de domingo (27). “Fé Anunciada” foi o tema, ele iniciou falando do maior presente que alguém pode receber em sua vida, que é o encontro com Jesus Cristo.

Uma pregação bastante baseada nas diretrizes da Nova Evangelização e que busca incentivar que o anúncio da Boa Nova seja feito com  ardor, com criatividade, com dinamicidade. Diante do mundo que vivemos, marcado pelo relativismo, materialismo, auto-suficiência, inversão de valores e hedonismo um olhar de esperança foi lançado pelos bispos da assembléia de Aparecida, “o mal e a morte não tem a última palavra e sim Jesus que transforma todas as realidades humanas”, disse Fernando.

Fernando falou da importância de sermos cristãos num sentido de doação das nossas vidas: “Para cada pergunta uma só resposta: sou discípulo de Cristo e conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber”.

No final da pregação, Fernando convidou todos os jovens inscritos para a missão Jesus no Litoral JMJ Rio2013 a irem até a frente do palco, darem as mãos uns aos outros e receberem a bênção de envio à missão, das mãos do Conselho Nacional. Depois, todos os conselheiros estaduais pegaram as bandeiras de seus estados e também intercederam pelos jovens que não vieram ao ENF e que estarão na missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário