segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Dinâmica da semente e da ressurreição



O verdadeiro sentido do Natal


O verdadeiro significado do Natal é o amor. João 3:16-17 diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." O verdadeiro significado do Natal é a celebração deste ato de amor incrível.

A verdadeira história do Natal é a história de Deus se tornando um ser humano na Pessoa de Jesus Cristo. Por que Deus fez isso? Porque Ele nos ama! Por que o Natal foi necessário? Porque precisávamos de um Salvador! Por que Deus nos ama tanto? Porque Ele é o próprio amor (1 João 4:8). Por que celebramos o Natal a cada ano? Como gratidão pelo que Deus fez por nós, lembramo-nos do Seu nascimento através da troca de presentes, quando o adoramos e ao sermos especialmente conscientes dos pobres e dos menos afortunados.

O verdadeiro significado do Natal é o amor. Deus amou os Seus e forneceu uma maneira -- a única maneira -- para passarmos a eternidade em Sua presença. Ele deu o Seu único Filho para carregar em nosso lugar a punição por nossos pecados. Jesus pagou o preço por completo e, quando aceitamos esse dom gratuito do amor, somos livres da condenação. "Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós" (Romanos 5:8).

domingo, 7 de dezembro de 2014

NÃO DEIXEM HERODES MATAR O MENINO JESUS!

O natal está se aproximando e uma atmosfera de alegria se espalha no ar. Tudo fica mais bonito nesta época: as casas ficam enfeitadas, a expectativa da ceia do natal, presentes, viagens, ficamos mais sensível quando se aproxima esse lindo dia... porém existe uma conspiração diabólica de matar o natal de Jesus nos corações dos homens.

Assim como o rei Herodes tentou matar o Menino Jesus, o Herodes do nosso tempo usa meios modernos para que pouco a pouco vá matando o natal de Jesus no coração do homem. Trocaram um velho barrigudo fabricado pela Coca-Cola pelo menino Jesus e desta forma querem induzir as crianças em acreditar mais no Papai Noel do que de Jesus. Falem do amor ao próximo, mas não falem do Menino Jesus! Por que o Mundo tem tanto medo desse Menino?

É urgente cristificar o natal! Isso deve partir de cada um de nós. Advento é um tempo oportuno para nos preparar para a vinda de Jesus que virá no natal, afinal nós estamos vivendo o tempo litúrgico. Tempo de graça especiais a nos esperar. Esforcemo-nos para buscar a confissão, reconciliemos com quem precisamos reconciliar, vamos a missa e o nosso natal será diferente.

Interessante que muitas pessoas nesta época em vez de ficarem felizes porque o natal se aproxima ficam deprimidas. Isso acontece porque ou perderam pessoas queridas próximas desta data ou lembranças tristes marcaram suas vidas e por causa de situações mal resolvidas dentro de si não conseguem comemorar o natal porque não permitiram o natal acontecer dentro dos seus corações.

Quando somos convidado para o aniversário de alguém levamos um presente. Natal é o aniversário de Jesus e neste dia é Ele que quer se dar de presente a você. Por isso eu te digo não deixe que o Herodes deste mudo mate o natal em seu coração!


Se o teu natal foi sempre o mesmo te convido fazer um natal diferente: o que precisa para que ele seja diferente? Você já sabe a resposta. É Deus trabalhando em seu coração. Não deixe para amanhã. Siga a inspiração que o Espirito Santo lhe concedeu e com certeza você terá pela primeira vez um Feliz e Santo Natal.

Marlon Cezar Faria

PREGAÇÃO DO MONSENHOR JONAS ABIB NO HOSANA 2014

Realmente o Senhor sempre nos deu um instrumento maravilhoso para anunciarmos aquilo que Ele quer. “E eis uma voz a clamar: ‘Preparai o caminho, preparai o caminho do Senhor’”. Este é o trecho de uma música que também diz: “Vejo um rei vindo da montanha”, sim, nós O vemos porque está cada dia mais próxima a vinda do Senhor.
Muita gente pensa que o Advento é simplesmente uma preparação para o Natal, mas é muito mais que isso; é a preparação para a segunda vinda de Jesus. Olhando para a primeira vinda do Senhor, em Belém, somos impulsionados a olhar para frente, para o Senhor que vem uma segunda vez.Hoje a vinda do Senhor está mais próxima do que esteve ontem, mas não tanto como o estará amanhã. Portanto, clamemos: vinde, vinde logo, Senhor Jesus!
A principal leitura de hoje é a segunda Carta de São Pedro 2, 8-14. Hoje existem muitos que são verdadeiros escarnecedores da Igreja e da Palavra de Deus e que até duvidam dos seus ensinamentos. Foi linda a primeira vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas muito mais linda será a Sua segunda vinda gloriosa. Na primeira vez, o Senhor terminou os dias entre nós morto na cruz e, depois, ressuscitou; mas quando vier uma segunda vez, virá sobre as nuvens com poder e glória. Todos os olhos O verão do Oriente ao Ocidente. Tanto aqueles que O amaram e O aceitaram como os que não O aceitaram O verão, pois Ele virá.
Quando o Senhor vier os mortos ressuscitarão, e aqueles que estiverem vivos não precisarão morrer, pois serão transformados em corpos gloriosos. Assim subiremos todos com Ele para os novos céus e a nova terra e estaremos com o Senhor para sempre. Então Ele enxugará todas as nossas lágrimas, não haverá mais luto nem dor; porém, o Senhor precisará também fazer uma grande limpeza sobre a face da Terra. Será terrível, sim, mas somente para aqueles que não quiseram aceitar o Senhor e que levaram uma vida depravada e longe de Deus.
Para nós, que queremos viver com o Senhor até o último suspiro de nossa vida, seremos arrebatados ao encontro d’Ele nos ares. Essa será a coisa mais linda que vai acontecer conosco! A Palavra de Deus, na Segunda Carta de São Pedro, diz que o Senhor não tarda a cumprir Sua promessa, como pensam alguns, achando que demora. Ele está usando de paciência para conosco, pois não deseja que ninguém se perca. Ao contrário, quer que todos se convertam (II Pedro 3,9).
Pense: há vinte, dez, cinco ou um ano atrás, se você morresse ou se o Senhor voltasse, você se salvaria? O Senhor não deseja que nos percamos; ao contrário, Ele quer que todos se salvem. E São Pedro nos dá a dica: “Se desse modo tudo se vai desintegrar, qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa, enquanto esperais com anseio a vinda do Dia de Deus, quando os céus em chama se vão derreter, e os elementos, consumidos pelo fogo, se fundirão” (II Pedro 3, 11 -12).
Peregrinos participando da Santa Missa presidida por monsenhor Jonas - foto: Daniel Mafra
Peregrinos participando da Santa Missa presidida por monsenhor Jonas – foto: Daniel Mafra
Sobre a base de um homem lutador, cumpridor de suas obrigações e trabalhador é que é talhada a imagem de um homem cristão. Segundo São Paulo, a vontade de Deus, para cada homem, para cada mulher, é a nossa santificação. E pela graça de Deus devemos ser santos. “Que santidade de vida, que respeito para com Deus?”, nossa sociedade atual desrespeita a Deus e os que são de Deus. A nossa santidade de vida apressará a vinda do Senhor, isso está claro nas Sagradas Escrituras (cf. 1 Cor 15).
Em sua primeira vinda Jesus teve um mensageiro, um profeta para preparar o seu caminho, e nesta segunda, que será a final, a derradeira, Ele não quer um profeta, quer muitos deles. Ele quer você como mensageiro do Senhor que vem. Precisamos acreditar, apostar na vinda do Senhor e anunciar essa graça por todos os meios que tivermos para apressarmos Sua vinda. E esta é justamente a palavra de João Batista e deve ser a nossa: “Preparai os caminho do Senhor e endireitai suas estradas”. Há tanta coisa torta em nossas vidas, famílias, onde trabalhamos, em algumas realidades da Igreja, na política, na educação, na jurisprudência e tudo isso precisa ser endireitado agora, enquanto há tempo! Não vamos esperar que o Senhor venha e queime tudo com o Seu fogo! Isso não pode acontecer!
Endireite as coisas entre vocês, casais e com os seus filhos. Você precisa ser uma pessoa vigorosa para arrastar seus pais, seus filhos e filhas para o Senhor. O tempo é agora! Peçamos ao Senhor vigor para salvá-los.
Estamos aqui para, como João Batista, fazer novas todas as coisas com a ajuda do Senhor. O Senhor nos confiou esta tarefa. No finalzinho do Evangelho de hoje, São João afirma que ele não é digno de amarrar as sandálias do Senhor e que Ele viria e batizaria a todos com o Espírito Santo. João fez a parte dele, batizou com água, mas nós precisamos ir em busca do derramamento do Espírito Santo para prepararmos os caminhos do Senhor.
Monsenhor Jonas Abib - Foto: Daniel Mafra
“Endireite as coisas entre vocês, casais e com os seus filhos”, exorta monsenhor Jonas – Foto: Daniel Mafra
Tive a graça de conhecer um pastor evangélico, que recebera o apelido carinhoso de “mister Pentecostes”, porque, por onde quer que ele fosse, falava dos dons do Espírito Santo e instigava as pessoas a rezarem em línguas. Ele era tão importante que o Papa João XXIII o convidou para participar do Concílio Vaticano II. Você precisa ser “mister Pentecostes” também, e não somente ter, mas cultivar a graça do batismo no Espírito Santo. O batismo é como uma flor que precisa ser cultivada, o Senhor quer que você o cultive, principalmente pelo uso dos dons do Espírito.
Os dons d’Ele não são para poucos, são para todos. O cristão que realiza o Evangelho em sua vida precisa cultivar os dons, deve utilizá-los. Todos os dias eu oro em línguas de manhã e à tarde, não faço mais que minha obrigação, essa é uma necessidade, preciso regar a plantinha para ela não morrer. A oração em línguas é como a água jogada na plantinha do batismo no Espírito Santo. Peça: “Batiza-me, Senhor, no Teu Espírito”.
“Caminhai nos meus caminhos e não vos desvieis, o mundo é voraz e está à vossa espreita. Caminhai nos meus caminhos, protejo-vos no meu coração. Eu vos amo, não vos quero perder. Caminhai nos meus caminhos” (Palavra de profecia dada ao monsenhor Jonas pelo Senhor ao final desta homilia).
 Transcrição e adaptação: Rogéria Nair