segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ENF 2014


O Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios é um momento de profunda oração, formação geral e específica e escuta profética. Outro aspecto muito importante é a partilha dos projetos e serviços em andamento e das Moções Proféticas que direcionam os trabalhos do Movimento em todas as instâncias.
O ENF se consolida a cada ano entre os líderes da RCC e tem sido um dos eventos que mais fortalecem a unidade entre os membros do Movimento no Brasil, pois é destinado a coordenadores estaduais, diocesanos, de ministérios, de Grupos de Oração, de equipes e núcleos de serviço.
Durante este encontro os membros de todos os Ministérios se reúnem para receber formação sobre questões específicas de cada serviço, além de participarem de momentos de partilha, vivência fraterna e oração, nos diversos workshops que ocorrem durante o encontro. Em 2014, o evento acontecerá de 22 a 26 de janeiro, em Aparecida/SP.

1 ENSINO ENF 2014:www.youtube.com/watch?v=4Y4DEzNXp1I
2 ENSINO ENF 2014 http://www.youtube.com/watch?v=09kSQ95rEII
3 ENSINO ENF 2014 http://www.youtube.com/watch?v=9QWkzjrvPCs
4 ENSINO ENF 2014 http://www.youtube.com/watch?v=k3mkG1XSXcc
5 ENSINO ENF 2014 http://www.youtube.com/watch?v=NfAH3I_f8zU
ENCERRAMENTO ENF 2014 http://www.youtube.com/watch?v=LWfvP2ElNNM


PALESTRA PADRE LEO: BUSCAI AS COISAS DO ALTO


GUERRA ESPIRITUAL I: PREPARANDO-SE PARA A GUERRA

Quando ouvimos falar em guerra espiritual qual a imagem que temos? Provavelmente imaginamos de um lado anjos decaídos de cor negra ou em brasa escandecente e do outro lado anjos comandados por Miguel. Em um certo momento escutamos o bater dos sabres de luzes como num filme hollywoodiano. Miguel vitorioso expulsa Lúcifer e os seus anjos do Paraíso.

A guerra espiritual não é nada disso. A guerra espiritual é guerra de palavras. Começou no céu quando Lúcifer convenceu um terço dos anjos para dizerem que não serviriam mais a Deus; Miguel com os dois terços dos anjos proclamaram: “quem como Deus”. A verdade foi mais forte que a mentira e a soberba de Lúcifer e de seus anjos. Não suportando mais a verdade foram expulso do Céu vindo para a Terra tentar a humanidade começando por Eva.

A guerra não acontece mais no céu e sim em cada um de nós e o campo de batalha são os nossos sentimentos, pensamentos, atos e lembranças e nós somos o objeto desta conquista tanto por parte dos anjos de Deus como do seu inimigo. Nós não podemos nos escusar. Estamos todos envolvidos. Nesta guerra temos que tomar uma decisão. Qual lado iremos ficar? Dos vencedores ou dos perdedores? Deus exige dos seus soldados constância, o inimigo é imediatista, ele é o de agora. Aparentemente parece que ele esta vencendo mas no final ele é um perdedor.

A estratégia do inimigo é sempre a mesma: nos tentar por meio de nossas faculdades inferiores: imaginação, lembranças, sentimentos. Cedido a tentação a nossa inteligência fica obscurecida e a nossa vontade enfraquecida. Cabe a mim e a você não conversar com a tentação como fez os nossos primeiros pais e ao menor sinal da ação dos espíritos infernais devemos manda-los para bem longe dos nossos pensamentos.

Nesta guerra não podemos ir desarmado. E uma das armas para nos mantermos em sentinela é a oração constante. A oração sem cessar nos deixa em estado de sentinela e pronto para defender o bem mais precioso: a nossa alma.

A outra arma poderosa é a palavra de Deus. Como a guerra espiritual é uma guerra de palavras nada melhor que povoar a nossa cabeça com a palavra de Deus. Por isso devemos lê-la e medita-la todos os dias.

Existem 3 tipo de palavras: a negativa, a positiva e a bótima. A negativa quando o inimigo coloca palavras em nós que são mentiras e acabamos concordando com ele, até verbalizando o que ele quer. Como escravo nos tornamos marionetes nas mãos do inimigo. A palavra positiva quando procuramos nos auto-afirmar dizendo que conseguiremos sair dessa situação, que amanhã será melhor que hoje e coisas desse tipo. A palavra bótima é mais do que bom e melhor que ótima, quando nos deixamos conduzir pela palavra de Deus, desconfiamos de nós mesmos e colocamos a nossa confiança na Palavra de Deus. Quando concordamos com aquilo que Deus pensa de nós.

O terço diário, jejum semanal, a confissão mensal também são as outras armas poderosas que cabe ao soldado de Deus do seu uso.

Estes são os 5 passos para ser vencedor na guerra espiritual. Indico este livro para todos que querem se aprofundar no conteúdo proposto. Está a venda numa boa livraria católica

“A força de Deus é a constância, o sempre. A força do inimigo é o agora e a rapidez. Ele pode ter um efeito rápido, mas também só ganha agora. Ele não vence para sempre. O sempre dele é a derrota.

A vida e Deus requerem o sempre: Deus quer que cheguemos a permanecer nEle.”



GUERRA ESPIRITUAL II: DESAGRAVO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Uma arma poderosa para essa guerra é estar em estado de graça, isto é, não ter pecado de matéria grave. Em outras palavras ser santo. Um caminho rápido e seguro para alcançar a santidade é a devoção dos 5 sábados pedido de Nossa Senhora feita a Irmã Lúcia. Nesta batalha Ela é a comandante do Exército Celestial. Com certeza ela já ganhou essa guerra pois numa conversa com a Irmã Lúcia ela disse que o seu Imaculado Coração triunfará. Tomamos partido de Nossa Boa Mãe e vamos juntos nos alistar aos exército de Maria para que com Ela sejamos vitorioso nesta guerra.

Esta devoção Nossa Senhora veio pedi-la, aparecendo à Irmã Lúcia, no dia 10 de dezembro de 1925, em Ponte-Vedra, Espanha.
Disse-lhe então: “Olha, minha filha, o meu coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, procura consolar-me e diz que prometo assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação, a todos os que, no primeiro sábado de cinco meses seguidos, se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem um terço e me fizerem companhia durante quinze minutos,  meditando nos 15 mistérios do Rosário, com o fim de me desagravar”.
Nossa Senhora mostrou o seu coração rodeado de espinhos,  que significam os nossos pecados. Pediu que fizéssemos atos de desagravo para lhos tirar,  com devoção reparadora dos cinco primeiros sábados. Em recompensa prometeu-nos “todas as graças necessárias para a salvação”.
Jesus, nos dois anos seguintes, 15 de fevereiro de 1926 e 17 de dezembro de 1927, insiste para que se propague esta devoção. Lucia escreveu: “Da prática da devoção dos primeiros sábados unida à consagração ao Imaculado Coração de Maria,  depende a guerra ou a paz do mundo”. Poque cinco sábados?
São cinco os primeiros sábados, segundo revelou Jesus, por serem “cinco as espécies de ofensas e blasfêmias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria”:
1. As blasfêmias contra a Imaculada Conceição;
2. Contra a sua Virgindade;
3. Contra a Maternidade Divina recusando ao mesmo tempo recebê-la como Mãe dos homens;
4. Os que procuram infundir nos corações das crianças a indiferença, o desprezo e até o ódio contra esta Imaculada Mãe;
5. Os que A ultrajam diretamente nas suas sagradas imagens.
Condições:
As condições para ganhar o privilégio dos primeiros sábados são quatro:
1. Confissão: Para cada primeiro sábado é preciso uma confissão com intenção reparadora. Pode fazer-se em qualquer dia antes ou depois do primeiro sábado, contando que se receba a comunhão em estado de graça.
A vidente perguntou: – “Meu Jesus as (pessoas) que se esqueceram de formar essa intenção (reparadora)? Jesus respondeu: – “Podem formá-la na confissão seguinte aproveitando a primeira ocasião que tiverem para se confessarem”.
As outras três condições devem cumprir-se no próprio primeiro sábado, a não ser que algum sacerdote, por justos motivos, conceda que se possam fazer no domingo a seguir.
2. A Comunhão Reparadora;
3. O Terço;
    4. A Meditação, durante 15 minutos, dos mistérios do Rosário. Também vale uma meditação ou explicitação de 3 minutos antes de cada um dos 5 mistérios do Terço que se está a rezar.



GUERRA ESPIRITUAL III: A MORTE DO PAPA

Existem 4 profecias confirmadas pela Igreja que falam da morte próxima de um Papa. Todas essas revelações mostram um cenário de grandes perseguições e ataques à Igreja Católica. A violência do ataque será tão grande que irá atingir toda a Igreja, do fiel leigo ao Sumo Pontífice.
O objetivo deste não é levar o leitor ao pânico mas que tenha uma compreensão espiritual do que acontece ao nosso redor. Apenas fique alerta como foi proposto na matéria anterior. Quem está em Deus não tem nada a temer. Redobre a sua confiança no Senhor, procure viver uma vida santa e ajude a colocar mais pessoas na barca de Pedro. Estamos vivendo tempos difíceis.
Procurei resumir para que a leitura não se torne cansativa. Se esse assunto lhe chamar a atenção indico que leia o livro 5 Passos para ser Vencedor na Guerra Espiritual Atual da editora Palavra e Prece. Tem a venda na Livraria Canção Nova.


Profecia de Dom Bosco
Devemos a Dom Bosco várias profecias que ele mesmo chamava de “sonhos”, mas que na realidade eram verdadeiras profecias que sempre se realizaram. Como por exemplo, podemos citar a fundação de Brasilia e a queda do rei da Itália entre outros. Dom Bosco profetizou a morte de um Papa. Leia um trecho do texto:
...Quando eis que o Papa, ferido gravemente, cai, imediatamente, aqueles que estão junto com ele correm ajuda-lo e o levantam. O Papa é ferido a segunda vez, cai de novo e morre. Um grito de vitória e de alegria ressoa entre os inimigos, sobre os seus navios se dá um indizível tripúdio.


PROFECIA DE SÃO PIO X
Tive uma visão assombrosa. Será comigo, ou com algum sucessor meu? Vi que o Papa deixará Roma e, para sair do Vaticano, terá que passar sobres os cadáveres de seus padres. Ele se refugiará escondidamente em algum lugar; e de um curto retiro ele morrerá em uma violenta morte”


PROFECIA DE FÁTIMA
3º SEGREDO: A MORTE DO PAPA
O Santo Padre foi morto por um grupo de soldados que lhe disparam vários tiros e setas e assim mesmo foram morrendo uns após os outros, os bispos, os sacerdotes, religiosos, religiosas e várias pessoas seculares. Cavaleiros e senhoras de várias classes e posições.”


PROFECIA DE SÃO MALAQUIAS
São Malaquias foi canolizado em 1190 pelo Papa Clemente . Ele foi a Roma apresentar um relatório de sua diocese ao Papa Inocêncio II, e nessa ocasião teve a visão a qual se desenrolou diante de sua mente a lista dos 112 pontífices que governaria a Igreja desde Celestino II, eleito 1143, até o “fim dos tempos”, que não são o fim do mundo propriamente dito. Para cada Pontífice era indicado não o nome que adotaria, mas um dístico constante de duas, três, ou no máximo quatro palavras latinas – com exceção do último papa – que caacteriza o Papa elei ou sem pontificado.

João Paulo I
De Mediate Lunae – Da meia Lua
Seu pontificado durou somente um mês lunar
João Paulo II
De labore Solis – Trabalhador de sol a sol
Não temos dúvidas. Um só exemplo: ele sozinho canonizou e beatificou mais santos e beatos que todos os seus predecessores juntos.
Bento XVI
Gloria Olivae – Glória da Oliveira
Ao todo, são 111 dísticos, até o último nome: Petrus Romanos. Ao último Papa da lista de São Malaquias, contudo, não é dedicado um dítico, mas uma frase inteira
DURANTE A ÚLTIMA PERSEGUIÇÃO DA SANTA IGREJA ROMANA SENTAR-SE-Á NA CÁTEDRA PONTICIA PEDRO ROMANO, QUE APASCENTARÁ A SUA GREI NO MEIO DE MUITAS TRIBULAÇÕES, QUANDO ESTAS TIVEREM TERMINADO, ACIDADE DE SETE COLUNAS (ROMA) SERÁ DESTRUÍDA, E O TREMENDO JUIZ JULGARÁ O SEU POVO. FIM”