terça-feira, 26 de novembro de 2013

É preciso cristificar o Natal

O natal não é uma festa pagã. O natal é uma festa cristã. Quem “inventou” o natal foi Jesus e não o papai Noel, que por sinal foi uma invenção da Coca-Cola para levantar as vendas no comercio de fim de ano que naquela época estavam fracas. A idéia foi tão boa que popularizou a figura do “Bom” Velhinho nos quatros cantos do mundo.

Dizem que uma mentira bem contada pode virar verdade. Infelizmente muitos católicos caíram nesta mentira e estão trocando o Menino Jesus por um velho barbudo e barrigudo, figura de um glutão que se preocupa com o excesso de comer e beber. Existem grupos de pessoas mal intencionadas que querem proibir as escolas de falarem sobre esse acontecimento histórico em nome do ecumenismo universal das religiões. Querem trocar o Feliz Natal por Boas Festas.

Chega o natal e tem de tudo! Bebidas, peru, presentes. Mas esquecemos do aniversariante. Esquecemos que nos foi dado um Menino para nossa salvação. Pense um pouquinho. Se Jesus não tivesse nascido como estaria este mundo? Onde estaria você agora? Por causa do nascimento do menino Jesus muitas pessoas mudaram de vida: largaram as drogas e a vida errada que estavam levando. Com o nascimento de Jesus nasceu a esperança e a fé de um mundo melhor. Por causa de Jesus podemos esperar que o dia de amanhã pode ser melhor do que hoje e com a força que vem do Alto poderemos vencer as adversidades. Este é o efeito do Natal. Até a própria palavra natal nos diz que é nascimento. Do papai noel? Não! Do Menino Jesus.

Infelizmente muitos de nós não gostamos do natal. Trazemos na lembrança a ausência de pessoas que amávamos e não estão mais presentes, ou da vida sofrida vivida na infância e por causa disso ficamos deprimidas no natal. O natal é a data de renovar a esperança pois um Menino foi nos dado.

Enfeitamos a nossa casa, arrumamos uma arvore de natal bem bonita para colocar em lugar de destaque na sala. Tudo isso a espera do papai noel que nunca virá. E o Menino Jesus autor  do verdadeiro sentido do natal fica esquecido. Por que o mundo tem tanto medo desse Menino? Será porque este menino nos questiona a mudarmos de lado? Ao lado do pobre, do marginalizado, dos sem teto, do sem vez e sem voz. Isso nos compromete. Exige de nós renúncia. Mudança de vida. Abrir mão do conforto.É por isso que o mundo não gosta deste Menino. É por isso que chega nessa época as nossas cidades são infestada de tanto barulho do consumismo, luzes e entretenimento para não dar tempo de pararmos e escutarmos em nosso coração Deus no chamando para o recolhimento e de preparação para o maior acontecimento de todos os tempos: o nascimento do Menino Jesus.

Nós católicos precisamos cristianizar o natal. Se somos verdadeiros católicos precisamos resgatar a partir de nós o espírito natalino: não faltando nas santas missas, se confessando, vivendo o tempo do advento e fazendo gestos concretos de amor ao próximo.

Natal é aniversário do Menino Jesus. Você já pensou no presente que vai dar para Ele? O presente que o Senhor quer não é exterior, cheios de pompas, bebidas, mesa farta e vida vazia. Jesus quer um presente modesto, um coração simples e acolhedor como foi na manjedoura de Belém... quem sabe assim Jesus  possa nascer no seu coração e  ter nesse ano um FELIZ E SANTO NATAL.

Poesia sobre Natal

O natal é assim: encantamento e espera sem fim!
O natal é assim: luzes, presentes, enfeites.
Olhos admirados,
corações emocionados.
Sonho, fantasia e esperança.
O homem, com Deus faz aliança.
O natal é assim: entro mais para dentro de mim.
Casas iluminadas,
igrejas e ruas enfeitadas,
parentes e amigos lembrados,
muitos presentes trocados.
Descobrimos o melhor, o mais belo:
aprender a perdoar,
ensinar a amar.
Nesta época é possível
a todos aceitar
compartilhar o que cada um tem a dar.
Todos tornam-se enormes corações,
tudo pode acontecer,
um grandioso milagre ocorrer.
Não esqueçamos, porém que Deus
é o motivo deste dia tão festivo.

ADVENTO - Tempo de espera, conversão e preparação

1. Qual o significado do termo advento?
O termo advento tem origem na língua latina, e significa tempo de espera, tempo que precede a chegada, tempo de acolhida

2. Quando começa e quando termina o Tempo do Advento?
Das primeiras vésperas do Domingo que cai no dia 30 de novembro ou no Domingo que lhe fica mais próximo, ou seja, começa no primeiro Domingo após o Tempo Comum e termina do dia 24 de dezembro, véspera da solenidade do Nata. Tem a Duração de aproximadamente quatro semanas.

3. O que celebramos no Tempo do Advento?
A espera da Segunda e gloriosa vinda de Cristo, e o aniversário do nascimento de Jesus. Por este duplo motivo, o Tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa.

4. Liturgicamente como é dividido o Tempo do Advento?
Em duas partes, sem que a unidade do Tempo seja prejudicada: (1) do primeiro Domingo do Advento até o dia 16 de dezembro, a liturgia exprime o aspecto escatológico do Advento, impelindo os ânimos à espera da Segunda vinda de Cristo; (2) os dias da semana entre 17 e 24 de dezembro ordenam-se mais diretamente à preparação do nascimento do Senhor. Pelas leituras da Misa, o quarto Domingo do Advento aparece como o Domingo dos Patriarcas do Antigo Testamento e da Bem-aventurada Virgem Maria, nas expectação (expectativa) do Natal do Senhor.

5. Do primeiro Domingo do Advento até o dia 16 de dezembro qual é o conteúdo das leituras bíblicas proclamadas nas celebrações?
As leituras bíblicas desse período falam da vinda definitiva e gloriosa de Cristo, e dos últimos acontecimentos que consumarão a humanidade. O universo, então, atingirá a sua plenitude em Cristo e serão destruídos o pecada e a morte.

6. Se os textos não pretendem assustar, que mensagens eles transmitem?
Mesmo quando falam em medo (cf. Lc 21,26), os textos têm como objetivo chamar a atenção para dois ensinamento fundamentais: 1. Só Deus é eterno; a humanidade e o universo têm uma origem e um fim, ambos em Deus; neste mundo somos seres peregrinos, em transição. 2. Sendo transitórios, devemos estar em permanente vigília, isto é, devemos estar atentos, acordados, prontos para prestar contas da administração a nós confiada por Deus

7. Qual o sentido da palavra Natal?
Celebramos o aniversário do nascimento de Jesus. Ele nasceu uma única vez, há mais de dois mil anos, mas nos recordamos e revivemos esse acontecimento extraordinário todos os anos, no dia 25 de dezembro.

8. Por que o Natal é uma festividade?
Porque é a celebração da encarnação do Filho de Deus, segunda pessoa da Santissima Trindade. Ele é o ponto central da revelação, em que Deus se mostra ao homem e à mulher como nunca havia feita até então. O filho assume a natureza humana, fazendo-se em tudo igual a nós, menos no pecado?

9. Como devemos celebrar o Natal?
Com fé, com esperança e com amor, celebrando com a comunidade e com a família! A oração, a reflexão e a confraternização nos dispõem à alegria pelo nascimento de Jesus.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

MÚSICA FIEL PELICANO - TOCA DE ASSIS

Como católicos nunca deveremos deixar de ir na missa. É mesmo Jesus que está no céus está na mesa do sacrifico. Quem comunga dele recebe vida eterna.